Gatos machucados




Acho extremamente difícil tratar de um gato machucado. É necessário disciplina, determinação, paciência, além de gostar muito do bichano. Temos que ter força-de-vontade e não podemos desanimar!

Pra começar, os gatos não deixam a gente fazer o curativo. Às vezes tentam morder e arranhar, dando tapas no ar ou tentando nos segurar com as patinhas. Temos que ir com jeitinho, agir rápido, aproveitar quando o gato estiver dormindo e outros truques.

Os gatos fazem a higiene se lambendo e possuem aquela língua áspera, que mais parece uma escova. Daí, se um gato tem um ferimento, ele vai arranjar um jeito de passar a língua no local e o machucado, em vez de fechar, vai abrir ainda mais! E o problema não é só abrir ou machucar mais o ferimento. Se já tivermos passado algum remédio, feito um curativo, o animal poderá ingerir o produto, que geralmente não deve ser ingerido.

O veterinário então nos recomenda usar o colar elisabetano, mas também não é tarefa fácil manter um gato com um desses colares por muito tempo. E se temos mais de um gato em casa, a coisa se torna mais complicada porque um gato lambe o outro e aí temos que separá-los pra poder tratar o que estiver machucado.

Além de tudo isso, os gatos têm aquelas unhas afiadas, então não podemos deixar que comecem a coçar o machucado quando estiver cicatrizando. O gato é um animal muito habilidoso, então muitas vezes ele consegue nos enganar e fazer o que quer. Podemos fazer umas botinhas de feltro para impedir que as unhas do bichano toquem no ferimento. Mas as botinhas não podem ser muito apertadas, para não prejudicar a circulação sanguínea do animal.

Todos esses detalhes fazem com que seja difícil cuidar de um gato machucado. É uma luta! Demora a ficar bom e às vezes temos que começar tudo de novo até conseguir que o bichano fique curado. Por isso precisamos também estar em contato com o veterinário, para nos orientar. Um machucado pode se tornar uma doença mais séria e aí só um profissional poderá interferir, pedindo exames etc.


Imagem:

http://www.ivillage.ca/living/what-you-and-your-family-need-know-adopting-pet-0
Continue >>>

Seguidores

 

Gatildo ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)